segunda-feira, 27 de abril de 2009

"mirajovem" 25 de Abril

a pretensão,
o objectivo da camara municipal de Mira seria fazer um fim de semana dedicado aos jovens, o que acho muito positivo e pouco visto... ainda por mais sendo no fim de semana do mítico 25 de Abril, como forma (consciente ou não), de dar uma nova visão à melancolina do assinalar um dia que para muitos não diz nada, não porque não se interessem mas porque não o viveram, acho muito bem relembrar, mas temos de ter consciencia que já passou, e acredito que este facto seja dificil de gerir, eu acho, que dar um fim de semana para os jovem fazerem o que querem nas areas que mais gostam, é uma visão muito "vanguardista" da comemoração, e dentro do conceito pelo qual os "nossos camaradas" lutaram, do meu ponto de vista so recentemente estamos a ressacar da oposição da opressão para o excesso de liberdade libertina, para uma liberdade consciente...
a respeito das artes plásticas, o objectivo seria, a meu ver, promover e icentivar, tanto os participantes, como quem por lá passava e olha para as artes "mais plásticas" de uma forma desconhecida, eu fui um dos convidados para participar...
sem objectivos, a não ser usar o que lá pudesse existir, sem influencias directas exteriores, trabalhei o desenho a óleo apoiado pela Bic.
comecei no dia 24, com apontamentos e observações, desprendidas, e logo percebi, que o que iria trabalhar seria elementos usados pelos bombeiros, trabalhando primeiro, esboços rapidos, depois esboços já com cor, e por fim colagens ou adições de vários objectos formando um aglomerado "abstraido de função" mantendo relações com o aspecto industrial e mecânico. Pelo meio como não tinha neste primeiro dia os objectos disponívieis para trabalhar, aproveitei para "ler" os cães que o artista Valter estava a ornamentar e representá-los; e como as crianças estavam muito curiosas, dei-lhes alguns desenhos a bic que ainda n tinha colorido para elas se divertirem...
estes trabalhos vão para uma exposição no centro de artes da praia de mira e por fim serão leiloados, para reverter a associações da região.

dos desenhos que realizei,


Valter na ornamentação dos seus objectos inanimados, os fiéis cães... e o nosso "atelier"

Sem comentários:

Enviar um comentário