quarta-feira, 15 de julho de 2009

instalação "ambiguidade" na galeria ícone


instalação construída e desmantelada no próprio dia
para a exposição DELIRIUM COIMBRA_acto II_ inauguração no dia 4 julho de 2009

fala sobre a arquitectura limpa e popular e ambiguidade da sua importância, para além de uma catarse estética da qual me sinto muito seduzido.

o plano branco simboliza uma arquitectura acente na consciencia do "tem que ser", não quero com isto dizer que tambem não pode ser, mas não deve ser uma lei, o plano texturado com roupa esticada simboliza o carácter mais popular que tanto identifica cada lugar e o torna mais pessoal, este plano está oblíquo, não sei se a distanciar-se ou a sobrepor-se. tambem mais directamente alegorizando o sistema construtivo de uma abitação, poderse-á dizer que o plano branco simboliza o interior e o texturado-colorido o exterior, e os candeeiros, as infraestruturas que mantem um objecto arqutuitectonico em funcionamento.
no plano branco do lado da galeria, foi projectado da mesma, um video de coimbra mostrando o skyline a 360º, video com a colaboração de Brimet Silva. este video é sobreposto com o carácter da iluminação que está entre os planos. tambem so poderia ser projectado numa superfície branca, como os museus, se estes fossem complexos do pontode vista visual, não se poderia apreciar as obras que albergam, a não ser que a obra fosse criada para jogar com isso, mas um museu requer um carácter neutro, para poder albergar com o maior numero de obras.
no dia de coimbra, cidade velha, texturada em cada parede que encontramos, pareceu-me propositado levantar esta ambiguidade

BOG

Sem comentários:

Enviar um comentário